top of page
Instinto e Interatividade

Instinto
 
Esse é um dos aspectos mais abordados pelos profissionais de adestramento, uma vez que as pessoas que procuram um profissional da área tendem a humanizar o seu cão e transferir a eles os problemas tipicamente humanos. Com base nesse cenário, temos algumas opções que proporcionam ao cão um pouco do que ele viveria em seu hábitat natural.

 Muitos tutores desconhecem dessa questão ou não levam muito a sério esse aspecto. O cão conviver e exercitar tarefas específicas da sua espécie são fatores que ativam sua memória ancestral canina e instinto primitivo. Isso aumenta a qualidade de vida do cão liberando suas funções cognitivas
.

 Por exemplo, considerando várias outras opções, podemos colocar o cão numa experiência de fazer uma Trilha, que acontecem na natureza e, por causa disso, fazem com que o cão sinta alegria e leveza perante os sons, odores e texturas desse ambiente, além de fazê-lo aumentar o vínculo com seu tutor e gastar a quantidade necessária de energia (o que é impossível dentro de casa). Essa atividade também irá despertar os principais conceitos de convivência em Matilha.
 
Manter o conceito de matilha na vida do animal é um dos melhores gestos que o dono pode dar ao seu cachorro. Isso é um dos principais benefícios de fazer uma trilha ou qualquer outra atividade que traga esses instintos à tona. Porém, não se pode esquecer que, da mesma forma que seus instintos o guiam na mata, procurará exercer em sua residência, ou seja, precisamos considerar o que diz os instintos primitivos dos cães para podermos viver em harmonia. A socialização, uma consequência da vida em matilha, também deve ser trabalhada todos os dias com o intuito de manter um bom comportamento.
 
É importante ressaltar que todos os cães, adestrados ou não, de qualquer raça e tamanho podem participar dessas atividades ao ar livre. Portanto não deixe de levar seu cão nas trilhas, parques, praças e, com o tempo, será possível perceber como ele se tornará mais equilibrado.
 
 
Interatividade
 
Além das trilhas que possuem o objetivo de trazer o animal de volta à natureza e ao seu hábitat natural, é possível resgatar parte dos desafios da mata no enriquecimento ambiental, técnica feita por meio de brinquedos inteligentes que têm níveis de dificuldade a serem vencidos pelos animais. O mais interessante dessa prática é que eles acabam se divertindo em uma brincadeira séria e gastando energia de uma forma diferente do habitual.
 
No caso dos cães, além de serem desafiados pela brincadeira, eles recebem muitos outros ensinamentos através dela, já que têm a memória aprimorada, os conceitos de obediência reforçados (o que é muito bom para os que têm problemas de comportamento), a concentração e coordenação motora trabalhados. Como todos esses fatores exigem muito deles, é indicado brincar por apenas alguns minutos (sendo que esse tempo pode ser repetido durante o dia), independentemente de o cão conseguir ou não executar as tarefas propostas.
 
É necessário ressaltar que é muito importante o dono interagir e participar com o animal durante a atividade, sem permitir que ele destrua o objeto ou se sinta desmotivado. Por isso escolha um objeto ou petisco interessante, que traga motivação. Escolha horários longe das refeições e não deixe de incentivá-lo a brincar e a seguir em frente, afinal, tudo é questão de treino! Não deixe de proporcionar esses momentos ao seu melhor amigo.

Resumo:
 
● Enriquecimento ambiental é uma forma divertida e diferente de o cachorro gastar energia.
● Enriquecimento ambiental resgata parte dos instintos naturais do cachorro, já que envolve vários desafios.
● É necessário que o dono esteja presente e participe da brincadeira, assim como deve incentivar o cão e não demonstrar ansiedade ou frustração.
● É preciso treinar praticamente todos os dias com os cachorros para se perceber uma melhora na obediência, memória e coordenação motora.
 

© 2015 Trilha da Matilha. Orgulhosamente criado por Junior

bottom of page